IA Sala de Aula

Workshop – O ABC da Inteligência Artificial na Sala de Aula

No passado dia 30 de maio tive o prazer de dinamizar duas sessões do Workshop “O ABC da Inteligência Artificial na Sala de Aula“, no XIV Colóquio: “Ctrl+ Alt+ Ser: Reinventar o bem-Estar na Escola” dinamizado pelo CFAE do Planalto Beirão.Foram duas sessões muito produtivas, com cerca de 50 professores motivados e preocupados em melhorar … [Saber mais]

Workshop – O ABC da Inteligência Artificial na Sala de Aula Saber mais

Avaliar em contexto digital com a Plataforma Intuitivo

Workshop – Avaliar em contexto digital com a Plataforma Intuitivo

No passado dia 23 de maio, tive o prazer de dinamizar duas sessões do workshop “Avaliar em contexto digital com a Plataforma Intuitivo“, nas XI Jornadas Educativas Pensar a Educação… em 2026”, do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva. Mostrei as potencialidades e as novidades da Intuitivo e como os professores podem tirar … [Saber mais]

Workshop – Avaliar em contexto digital com a Plataforma Intuitivo Saber mais

IA no Ensino-Aprendizagem da Biologia e Geologia

Evento – IA no Ensino-Aprendizagem da Biologia e Geologia

Nos passados dias 9 e 10 de maio, no XV Congresso da Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia (APPBG), tive o prazer de dinamizar a sessão prática “IA no Ensino-Aprendizagem da Biologia e Geologia”. A formação, que totalizou 6 horas de partilha e reflexão, foi dividida em dois turnos de 3 horas (manhã … [Saber mais]

Evento – IA no Ensino-Aprendizagem da Biologia e Geologia Saber mais

Penacova Palestra IA

IA no Secundário: A Minha Palestra em Penacova sobre Uso Ético e Ferramentas Práticas

Partilhei com os alunos como a transição do uso passivo para o ativo na IA pode otimizar o estudo e como nós, docentes, podemos integrar estas ferramentas na preparação de materiais. No passado dia 5 de maio de 2026, tive o prazer de estar na Casa das Artes Martins da Costa, em Penacova, para realizar … [Saber mais]

IA no Secundário: A Minha Palestra em Penacova sobre Uso Ético e Ferramentas Práticas Saber mais

IA Ep3

Vamos desmistificar a IA na Educação? Ep 3

O novo webinar do ciclo “Educar Transforma” oferece ferramentas e estratégias para reduzir a carga burocrática dos docentes e personalizar a aprendizagem. No âmbito da iniciativa Educar Transforma, realizou-se o terceiro webinar dedicado à Inteligência Artificial (IA), focado na transição da “cautela” para a “integração pedagógica”. O webinar reuniu o Diretor do Agrupamento de Escolas … [Saber mais]

Vamos desmistificar a IA na Educação? Ep 3 Saber mais

acd intuitivo

ACD – Integração da Ferramenta Intuitivo nas Práticas de Ensino e Avaliação

No passado dia 28 de março dinamizei com o meu amigo Marco Bento, a ACD “Integração da Ferramenta Intuitivo nas Práticas de Ensino e Avaliação”, organizada em conjunto pela Intuitivo e o Centro de Formação da Associação de Escolas Minerva. Esta sessão prática foi desenhada para dotar os docentes de estratégias digitais para a avaliação … [Saber mais]

ACD – Integração da Ferramenta Intuitivo nas Práticas de Ensino e Avaliação Saber mais

trofa a

Comunicação – O Digital como forma de resolver Problemas

No passado dia 10 de janeiro, a convite do SIPE tive o prazer de realizar uma comunicação na Escola Secundária da Trofa e partilhar o palco com alguns amigos. Do meu lado, a comunicação foi focada em utilizar o Digital como forma de resolver problemas na sala de aula, desde problemas de aprendizagem e comportamentais, ao … [Saber mais]

Comunicação – O Digital como forma de resolver Problemas Saber mais

web intuitivo 2

Podcast “Sala dos Professores” T1Ep 10

No 10.º episódio, deste popular podcast para professores, tive a oportunidade de refletir sobre como a aprendizagem vai muito além das quatro paredes da escola: manifesta-se no contacto com a comunidade, na experiência real e na forma como os professores conseguem despertar a curiosidade dos alunos, incentivando-os a explorar o mundo para lá da sala … [Saber mais]

Podcast “Sala dos Professores” T1Ep 10 Saber mais

Não tenho tempo

Comunicação – Acho Óptimo Mas Não Tenho Tempo

No passado dia 10 de setembro tive o prazer de participar, como orador, nas Jornadas Pedagógicas do Agrupamento de Escolas Raul Proença, realizadas no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. Na minha comunicação “Acho Óptimo Mas Não Tenho Tempo”, refleti sobre como podemos inovar e ganhar tempo nas nossas aulas, com alguns exemplos … [Saber mais]

Comunicação – Acho Óptimo Mas Não Tenho Tempo Saber mais